VENHA JOGAR BUZIOS

VENHA JOGAR BUZIOS
CONSULTE COM "O CATIÇO" SEU TRANCA RUA. Estamos no bairro Floresta em Belo Horizonte- M.G.

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Candomblé raiz X candomblé Moderno

Candomblé raiz X candomblé Moderno
Estávamos em um determinado grupo debatendo hábitos que estão sendo mudados diariamente dentro do candomblé.
Existem adeptos que não aceitam mudanças e que tudo fosse seguido como nossos antepassados faziam e outros , que não veem com maus olhos , as modificações em determinadas situações correntes no candomblé. 
Mas é realmente “curioso “ a mudança de algumas situações que assistimos pessoalmente e também vemos nas redes sociais através de fotos e de comentários , de modificações de muitas das coisas que antigamente , não se permitiriam ser substituídas. 
Imaginem se fosse possível , algum candomblecista que já morreu há mais de 30 anos , presenciar essas transformações que estão ocorrendo dentro de nossa religião.
Será que eles iriam “gritar “?
Como exemplo podemos citar :
abian fazendo Bori e feitura ; 
yawo que não mais usa mokan, abrindo casa de santo ; 
Ogan e Ekedi se tornando Babalorixás e iyalorixas, Ogan apenas apontado participando de Oros , pessoas trocando de nação e raspando de novo ( “porque estava errado o santo” ), neófitos dando obrigação e ficando recolhido em um colchão e não numa esteira , (como foi o debate noutro grupo a esse respeito). 
E muitos outros exemplos que agora não me recordo.
Mas aí eu pergunto a vocês :
De quem é a culpa dessas mudanças ?
São bem preparados os novos filhos de santo que do passado ,que hoje em dia, estão com mais de 7 anos de iniciado, e não foram devidamente preparados por suas mães e pais de santo para seguirem e se tornaram novos líderes de um terreiro ?
E os pais e mães de santo que estão na ativa há 17....20..25... anos e foram orientados pelos mais velhos e são aqueles que “formam” as novas gerações , verdadeiramente, eles aprenderam os fundamentos da religião e têm conteúdo para lapidar a geração que está tomando a frente e serão o futuro do candomblé ?
Quem é que está com a razão ?
Ou esse “negócio “ de tradição é uma bobagem e não modifica uma religião interferindo em costumes e hábitos antigos por serem reflexos das condições dos primórdios do candomblé. Onde escravos tinham condições mínimas , mas mesmo assim, procuravam cultuar os orixás da melhor maneira possível. É exatamente por isso, que os candomblecistas modernos , não acham estranho, colocar entre hábitos e costumes , mais conforto uma vez que as condições econômicas permitem . 
Mas uma coisa é modificar hábitos e outra e substituir dogmas e inventar novos procedimentos capaz de alterar simbolismos , e passar por cima de hierarquias espirituais antes mesmo de se ter o mérito conquistado em obrigações e a obtenção do asé para estar apto a executar, e até mesmo , saber como fazer os muitos fundamentos que somente se aprende passando por eles e estando presente diversas vezes , ao lado de seus orientadores ,pais e mães de santo , para que se compreenda cada gesto , cada ingrediente usado , cantiga , e tudo aquilo que se torna necessário conhecer para se legitimar uma pessoa a ser capaz de realizar os diferentes e diversos rituais , e iniciações, ebos e demais , para que se transforme em sagrado e “mágico “ aqueles “objetos” e atos mundanos, transferindo assim , para aquele que está sendo “limpado” , preparado para ser um “novo canal “ das energias dos orixás .
Bem , não temos a pretensão em dizer quem está certo e ou errado. Apenas estamos refletindo o caminho que estamos seguindo e em que o candomblé está se transformando.....
Mas queria que dissessem suas opiniões. 
Ire o.


Nenhum comentário: