VENHA JOGAR BUZIOS

VENHA JOGAR BUZIOS
CONSULTE COM "O CATIÇO" SEU TRANCA RUA. Estamos no bairro Floresta em Belo Horizonte- M.G.

domingo, 4 de novembro de 2018

ERROS COMUNS DE PAIS E MÃES DE SANTO



Recebemos pedidos para falarmos mais sobre a postura de zeladoras e zeladores. 
Encontramos este texto do pessoal da umbanda para recomeçarmos a reflexão. 
Em breve traremos um texto para complemento do assunto e tentaremos responder às indagações que nos foram feitas. 
Aproveitem o texto .
————————-
ERROS COMUNS DE PAIS E MÃES DE SANTO
“Não existe ninguém perfeito. Tratando-se de espíritas, Umbandistas e afins, entendemos que todo ser está na terra para sua evolução. Antigamente o médium entrava em um terreiro e ficava lá por anos, hoje assim como acontece nas empresas o médium pode pedir sua saída ou é convidado a se retirar por suas atitudes.
Já escrevemos um texto sobre as atitudes dos médiuns que atrapalham a mediunidade Clique aqui para acessá-lo. Este texto se dirige aos pais e mães de santos, pois também não são perfeitos. Fabiana e Eu (Dirigentes na nossa casa Terreiro Pena Verde, Pena Azul e Caboclo Flecheiro de Aruanda em SP) começamos a nossa missão muito cedo e até a data deste artigo temos apenas 2 anos de casa aberta. A gente sempre fala que "ser pai de santo não é ter cargo mas ter atitude".
Ser pai de santo pode ocorrer por herança, dom, vontade, etc, porém, independente de como seu deu a sua missão, o pai e a mãe de santo devem se esforçar para serem as referências da sua casa. Uma por que serão seguidos em suas atitudes e outra porque serão cobrado pelos seus guias. Não é fácil e utilizaremos o nosso exemplo de vezes que já batemos a cara na parede:
ERROS COMUNS DE PAIS E MÃES DE SANTO
1) PREFERENCIALISMO: Formar panelinhas de filhos preferidos. Observa-se isso se o pai e a mãe de santo (incorporado ou não) cuida apenas dos filhos que a matéria gosta. Pai e mão não deve fazer distinção de filhos dentro de uma casa. O desenvolvimento deve ser distribuído em mesma força e proporção. O pai de santo não pode privilegiar uma pessoa porque é seu irmão de sangue, parente, marido, esposa ou namorados. Deve ser imparcial e tomar as mesmas decisões a todos que ali estão.
2) FOFOCA: Pais de santo devem ficar longe de fofocas e não serem os primeiros a provocá-las. Assuntos de terreiro ficam no terreiro. Assuntos de dirigência não se envolve filhos de santo (salvo se os assuntos forem pertinentes a seus cargos no terreiro: Secretaria, tesouraria, líder de limpeza, etc).
3) FALTA DE PULSO: Pai e mãe de santo que não são capazes de dr as devidas broncas em um filho permitem que outras pessoas o façam. Ser pai e ser mão não é só ser reconhecido pelas festas, pelas afinidades de watzap ou interesses. Faz parte de ser pai e mão dar puxão de orelha, broncas, limites e correções. Se um pai ou mão não sabe lhe dar com isso, é preciso rever a sua formação.
4) FALTA DE LIDERANÇA: Liderar é despertar nas pessoas a vontade e segurança de segui-los. Liderar é fazer com que pessoas comuns acreditem em seu potencial para fazer coisas comuns. Líderes não criam seguidores, líderes criam novos líderes. A falta de liderança em pais ou mães de santo é mais comum de que imaginamos. Seja casa com 40 anos aberta ou recém aberta pode passar por diversos problemas pela falta de liderança. Sub - lideranças começam a ser criadas, médiuns começam a se dividir e a culpa não pode ser só da corrente se o pai e a mãe não rever este quesito.
5) FALTA DE REUNIÕES: Pai ou mãe que não fazem reuniões em suas casas não podem cobrar de seus filhos o conhecimento de doutrina. É preciso instruir para depois cobrar.
6) FALTA DE ENSINO DA DOUTRINA: Pais que não fazem desenvolvimento e acompanham de perto a firmeza dos novos guias nos aparelhos de seus filhos colocam em risco a segurança da casa. Na nossa casa, temos uma metodologia de quando um filho está preparado para dar passe Clique aqui. A casa que não ensina sua doutrina não pode colocar a culpa dos comportamentos inadequados nos guias, embora sejam eles os principais corretores dos seus filhos.
7) OLHAR OS DOIS LADOS: Para ser justo, sempre que houver conflitos no terreiro, os pais devem olhar os dois lados da moeda. Fazendo isso, evitam o telefone sem fio. Havendo comprovação de condutas incabíveis não devem ter medo ou receio de tomar as medidas necessárias.
😎 DUPLA LIDERANÇA: Um dirigente fala uma coisa e outro fala outra. Na nossa casa mesmo com a presença de uma "mãe pequena", as decisões são feitas pelo pai e pela mãe de Santo, que nada mais são do que zeladores de santo, ou seja, são eles que traçam todas as medidas para que os guias e Orixás da casa sejam zelados da melhor forma possível. Não pode haver dupla unidade de comando para que os filhos não entrem em parafuso. Na dúvida sobre uma determinada decisão, os guias de frente podem ser consultados para um ponto final.
9) NÃO SE CUIDAR ESPIRITUALMENTE: É um erro achar porque já virou pai ou mãe de santo que não é mais necessário fazer seus banhos, velas e proteção. Quanto mais cargo se ganha no terreiro, maior é o cuidado (vide quando viramos porteira, pai ou mãe pequena, etc).
10) VITIMIZAÇÃO: Pai ou mãe ficar se vitimizando para os filhos é absurdamente imaturo. Pai e mãe devem dar conta das suas responsabilidades. Pedir ajuda é uma coisa, achar que só você tem problemas é o que a psicologia chama de vitimização. Faça mais e reclame menos. Pai e mãe fazem fazem fazem e nunca está bom. Não espere elogios, não trabalhe que agradar os outros. Ser zelador de santo como o nome diz é para agradar o santo e não os seres vivos.
Ser pai ou mãe de santo é uma missão muito árdua. Muitos iniciam e poucos terminam ela em vida. Muitos terreiros fecham pelo desgosto ou abandono dos dirigentes. Se você é pai ou mãe de santo decida suas coisas com seus guias ou seus pares, jamais leve a desmotivação para sua corrente.
PRECE PARA PAIS E MÃES DE SANTO
Aos pais e mães de santo que levam esta árdua jornada vai a nossa prece:
"Eu pedi forças e Deus me deu dificuldades
para me fazer forte.
Eu pedi sabedoria e Deus me
deu problemas para resolver.
Eu pedi amor e Deus me deu pessoas
com problemas para ajudar.
Eu pedi favores e Deus me deu oportunidades.
Eu não recebi nada que pedi,
mas tive tudo o que precisava..."
DICAS DE PAIS DE SANTO RECENTE DE JORNADA PARA FUTUROS PAIS DE SANTO
Como eu disse, até a data deste artigo Fabiana e eu estamos com cerca de 2 anos de casa aberta e ainda temos muito a aprender, mas já temos muito a ensinar, em especial aqueles que querem abrir suas casas;
- Não desanime, provação vem para todos não só a você por ser pai de santo;
- Se o seu terreiro é só seu, faça por merecer;
- Se você divide o terreiro com alguém, faça valer apena;
- Corra para seus guias e Orixás, eles sabem de todas as coisas e "sempre fica quem tem que ficar";
- Antes de criticar a corrente, pare e veja se você não está sendo parte do problema;
- Não se exponha por qualquer coisa, assim como em uma empresa, a sua imagem deve ser preservada.
- Amizade fora do terreiro podemos ter com quem quiser, só não deixe elas trazerem ou levarem privilégios; 
- Nunca se esqueça das suas raízes, na dúvida, recorra a pais de santos com mais experiências;
- Busque fortalecer sua corrente, pois a força de uma casa vem dela;
- Aprenda com seus erros.
BANHOS PARA PAIS DE SANTO
São os mesmos que você indica para seus filhos!
Para os dias de tristeza > Banho de levante
Para os dias de mágoa > Banho de alecrim
Para os dias de canseira física > Banho de casca de michirica
Para os dias de carga > Banho de arruda
Para os dias que precisa de força > Banho de Guiné / Folhas de café
Para os dias que precisa de calma > Banho de Camomila
Para os dias de pouca intuição > Banho de anis estrelado / Noz moscada
Etc
Aprenda que se serve para o outro, serve para você!
CONCLUSÃO
Antes de pensar em abrir seu terreiro, veja bem se está ciente das responsabilidades. Se já estiver com ele aberto não fique fazendo ameças em sair ou chantagens, fique ou saia, mas escolha isso com seus guias. Os itens mencionados acima não vão deixar de ocorrer pois somos humanos, mas devem ser policiados e corrigidos”.
Fonte : baiano Juvenal .

Nenhum comentário: