VENHA JOGAR BUZIOS

VENHA JOGAR BUZIOS
CONSULTE COM "O CATIÇO" SEU TRANCA RUA. Estamos no bairro Floresta em Belo Horizonte- M.G.

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

EJÁ(PEIXE)

EJÁ(PEIXE).

 
 
O peixe(EJÁ) é visto como símbolo da fecundidade e fraternidade no Candomblé.
Representa o pão de cada dia, a manutenção da alimentação.
É ligado a vários Orisás: Yemonjá, Osun, Osalufan, Osagyan, Logun-Edé e todos os Orisás ligados a água e a pesca.
O peixe é o próprio espírito das águas, sendo que esta representa o fluído vital, o fluxo de informações e conhecimento espiritual e material. Por isso também representa a sabedoria repassada pela descendência.
O peixe sonda os abismos, vai a lugares profundos e também à superfície das águas, por isso ele detém o conhecimento da busca da espiritualidade.
O peixe representa as potencialidades individuais de cada um, pois a imensidão do oceano é a sua casa e a liberdade o seu próprio caminho( por isso usamos no Borí, para que tenhamos nossa liberdade das nossas escolhas, caminhos.)
O peixe é a comida em vários pratos e oferendas de Orisá, entra no Bori e na feitura de Yemonjá que é a mãe dos filhos peixes.
O peixe equilibra e acalma o Orí, devido à seu sangue frio.
Entra em ebós AJÉS, de Odús e Orisás.
Adorna roupas, paramentos, igbás. Vai em ATINS(pó), entre tantas outras utilidades.
Segundo as tradições antigas, é proibido o uso e alimentação dos peixes de couro, pois estes vivem enterrados na lama e no lodo e não trazem boas energias ao povo do Candomblé e seu ejé não é puro.
Na maioria das casas de Candomblé o EWÓ(proibição) de Yemonjá é se alimentar de peixes e frutos do mar, pois esta estaria se alimentando dos próprios filhos.
Por : mistérios da África.
EM TEMPO:
Ejá – A Importância do Peixe.
Por: Fernando de Oxaguian
Peixe pargo, entra na mesa do borí e participa da iniciação.
O peixe (EJÁ) é visto como símbolo da fecundidade e fraternidade no Candomblé. É ligado a vários Orixás ligados a água e a pesca.
O peixe é o próprio espírito das águas, sendo que esta representa o fluído vital, o fluxo de informações e conhecimento espiritual e material, por isso também representa a sabedoria repassada pela descendência.
O peixe representa as potencialidades individuais de cada um, pois a imensidão do oceano é a sua casa e a liberdade o seu próprio caminho, por isso usamos no Borí, para que tenhamos nossa liberdade das nossas escolhas e caminhos.
O peixe é a comida em vários pratos e oferendas de Orixás, entra no Borí e na iniciação, é um poderoso atin.
Normalmente utilizam-se o pargo ou cioba, pois o peixe equilibra e acalma o Orí proporcionando calma e paz.
Determinados peixes servem também de inibidor de energias negativas, como o bagre, por exemplo, que acompanha e protege a mesa de borí e vai no carrego.
Segundo as tradições antigas, é proibido o uso e alimentação dos peixes de couro, pois estes vivem enterrados na lama e no lodo, assim como todo animal proveniente desse habitat.
peixebagre
Peixe bagre entra na mesa do borí e acompanha o carrego.
Referências: Página Ikodide
Por: Acervo cultural Ilé Àse Òsòlúfón Íwìn

Nenhum comentário: