VENHA JOGAR BUZIOS

VENHA JOGAR BUZIOS
CONSULTE COM "O CATIÇO" SEU TRANCA RUA. Estamos no bairro Floresta em Belo Horizonte- M.G.

sábado, 30 de maio de 2009

MITOLOGIA YORUBÁ


O yoruba é o segundo grupo étnico em maioria da Nigéria, compreendendo aproximadamente dezoito por cento da população total. Vivem a maior parte no sudoeste do país; há também uma comunidade substancial do yorubá em Benin. É um grupo étnico principal nos estados de Ekiti, Kwara, Lagos, Ogun, Ongo, Osun, e Oyo. Um número de yoruba vivo na república de Benin, enquanto em comunidades pequenas podem ser encontradas , em Togo, em Serra Leoa, no Brasil e em Cuba. A maioria de povos do yorubá são cristãos, com a igreja de Nigéria (anglicana) da católica ,as pentecostal ,as metodista, e as indígenas) que têm as sociedades maiores. Os muçulmanos compreendem aproximadamente um quarto da população do yorubá.O yorubá era a maior urbanização de africanos na era pré-colonial, e tem um historia da cidade natal que conta de a 500 A.D. As cidades principais yorubás são Lagos, Ibadan, Abeokuta, Akure, Ilorin, Ogbomoso, Oyo, e Ife.
Mitologia do yorubá
O yorubá é um grupo étnico historicamente muito importante da África Ocidental, concentrada na Nigéria. Muitos escravos depois de feitos exame nas Américas eram étnicamente Yorubanos e muitas das idéias mitológicas de opinião religiosa de Yorubanos foram combinadas com o cristianismo e a espiritualidade americana nativa ao formulário Vodun, em todas suas variedades diferentes.
O conceito do itan é vital na mitologia compreensiva do yorubá. A palavra consulta ao total de soma de todos os mitos, das canções, das historias e de outros conceitos culturais que fazem acima da religião e da sociedade de Yorubana. Os itans são aceitos como historicamente importantes, e podem ser usados estabelecer disputas.
Os deuses são chamados Orisas. Os primeiros existentes, são chamados Obatalá e Odudúa, irmão e irmã respectivamente, e seu pai Olorun. Obatala e Odudúa tiveram mais tarde um filho, Aganju, e uma filha, Yemoja Seu filho, Esu a violou duas vezes e a segunda vez, seu corpo repartiu em quinze Orisas, nasceram Osun, Olokum, Sakpana, Sango.
O Sango é talvez o Orisa o mais importante; deus do trovão e do antepassado do yorubá. Era o quarto rei do yorubá, e se divinizou após sua morte.

FONTE: Orixás - Portal da Religião Afro

Um comentário:

daiane disse...

Irmão ..parabéns pelo seu blog...