VENHA JOGAR BUZIOS

VENHA JOGAR BUZIOS
CONSULTE COM "O CATIÇO" SEU TRANCA RUA. Estamos no bairro Floresta em Belo Horizonte- M.G.

sábado, 9 de março de 2019

LENDO E APRENDENDO...


A QUARESMA DO CANDOMBLÉ É CHAMADA DE OLOROGUN ...
O povo Africano, muito antes do cristianismo, já respeita a Quaresma!
Com um significado diferente do tempo do Advento no Cristianismo, que tem a Quaresma, como a morte e a ressurreição de Cristo, nas casas de Candomblé, param suas funções e celebram o Olorogún, fase que os Orixás, entram em guerra, vão a luta contra o mal, trazendo assim o pão de cada dia aos seus.
Na quarta-feira de cinzas, vestem todos os Orixás do Axé, cada um traz seu prato, os Atabaques são devidamente lavados com ervas e recolhidos, afim de serem fortalecidos e sendo acordados, somente no Sábado de Aleluia. 
A Semana Santa, representa a Criação do mundo para o candomblé, por isso a importância de vestir o branco nesse período, principalmente na sexta-feira, dia em que todos os Orixás descem do Orun. Da mesma forma que devemos nos alimentar de comidas brancas, como acaçás, canjica branca, arroz, entre outros, sendo assim oferecidos também à Oxalá, pedindo a paz, prosperidade.
No Sábado de Aleluia, as casas retomam suas atividades, trazendo Ogum com um cesto de pães, representando as vitórias.

Na Umbanda, os antigos fecham suas casas, devido ao respeito a tradição do cristianismo, porém muitas casas nos dias de hoje, seguem com os trabalhos, apenas com algumas entidades como Exú e Baianos(o que pode variar nas casas de Umbanda), para proteção dos espíritos obsessores, kiumbas.

Os voduns não vem a terra, e na Quaresma não se mexe em nada deles. Se morrer alguém da casa nesse período, os rituais fúnebres ficam transferidos para depois. Não é conveniente empreender longas viagens e não se deve chamar pelos voduns que estão ausentes. 
Indagados para onde vão na Quaresma, os voduns dizem que nesse tempo, são lembrados os sofrimentos na terra de Evovodum Jesus, com jejuns e penitências. Eles não gostam de tristeza e sofrimento, que é coisa dos humanos, e preferem ficar descansando. Dizem que tiram férias, que estão de quarentena e que não ficam disponíveis para qualquer coisa. 
Nesse período não se coloca água nem outra coisa para eles no quarto dos santos, só varrem e acendem luz de vela. Em São Luís, na Quaresma não se realizam festas nas casas de mina, como até há pouco tempo em toda a cidade. Alguns terreiros que adotam rituais de candomblé eventualmente organizam uma saída de iaô, o que é criticado pelo povo de mina.

*Texto: FERRETTI, S. F. Repensando o sincretismo: estudo sobre a Casa das Minas. São Paulo: Edusp; São Luís: FAPEMA, 1995.
*Fotos: Márcio Vasconcelos - Zeladores de Voduns
A benção para quem é de benção 🙏
Motumbá

Um comentário:

Mauro lopes disse...

Onde vcs estão em BH e telefone de contato.