VENHA JOGAR BUZIOS

VENHA JOGAR BUZIOS
CONSULTE COM "O CATIÇO" SEU TRANCA RUA. Estamos no bairro Floresta em Belo Horizonte- M.G.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

OBI O ORIXÁ DA SORTE

OBI O ORIXÁ DA SORTE
A CRIAÇÃO DO OBI.
No dia que oludumare descobriu que as divindades estavam lutando entre si, antes de ficar esclarecido que Exú era o responsável pela confusão. Ele decidiu convidar as quatro divindades mais moderadas que existem: a paz, a prosperidade, concórdia e a vida – única divindade feminina presente – para resolver a questão do desrespeito dos mais jovens contra os mais velhos. Eles rezaram pela união e equilíbrio de todos.
Enquanto rezavam em harmonia, Olodumare abriu e fechou a mão direita e apanhou ar. Em seguida, abriu e fechou a mão esquerda e, de novo, apanhou o ar. Foi para fora e plantou o conteúdo no chão – Olodumare plantou as orações e, no dia seguinte, uma árvore surgiu no lugar – era a árvore do Obi, que cresceu, floresceu e deu frutos. Quando os frutos amadureceram, começaram a cair no solo.
A vida – divindade feminina – pegou os frutos e levou para Oludumare e este lhe disse para preparar os frutos do jeito que mais lhe agradasse para come-los.
Primeiro, a Vida os torrou, eles mudaram de textura e o gosto ficou ruim. No outro dia, “ela” os cozinhou, eles mudaram de cor e não podiam ser comidos, ficaram horríveis.
Enquanto isso, prosperidade, paz e concórdia fizeram outros experimentos, mas todos mal sucedidos. Então, elas foram até Olodumare disseram que era impossível preparar os frutos. Como ninguém descobriu como preparar o Obi, a divindade dos obstáculos se ofereceu como voluntário. Todos os frutos colhidos foram entregues a “ele”.
A divindade do obstáculo partiu a cabaça do obi, retirou os frutos-sementes, lavou e os guardou embrulhados em folhas por 14 dias. Após esse período, “ele” percebeu que os frutos estavam vigorosos e frescos. Então, começou a come-los crus e viu que não havia problema algum.
A Vida levou os frutos para Olodumare e disse que os frutos das orações, obi, podiam ser ingeridos crus sem qualquer perigo.
Olodumare ordenou à divindade dos obstáculos, mais velha divindade de sua casa, descobridora dos segredos dos frutos das orações, a avisar que daquele dia em diante os frutos de obi não seriam somente um alimento do céu, mas também que onde fossem apresentados, deveriam ser oferecidos primeiro ao mais velho que estiver sentado no meio do grupo, e que seu consumo fosse sempre precedido de orações.
Olodumare decretou também que, como símbolo das orações, a árvore de obi somente cresceria em lugares onde os mais novos respeitassem os mais velhos.
Naquela reunião no céu, Olodumare abriu primeiro obi, que tinha somente duas partes: “ele” deu uma parte para a divindade do obstáculo, a mais antiga presente; o segundo obi tinha três partes, as quais representavam as três divindades masculinas que fizeram as orações que deram origem ao nascimento da arvore do obi; o terceiro obi tinha quatro partes, e representava a vida, única divindade feminina presente na reunião; o quarto obi tinha cinco partes e representava Orisá’nla; o quinto obi tinha seis partes, foi dividido e distribuído entre todos os participantes da reunião, representando a harmonia e o desejo das orações.
A vida levou o obi para a terra, onde sua presença é marcada por orações e só germina e floresce em comunidades humana onde existe respeito pelos mais velhos, pela ancestralidade e tradição.
Por: instituto orunmila Ifa

Nenhum comentário: