VENHA JOGAR BUZIOS

VENHA JOGAR BUZIOS
CONSULTE COM "O CATIÇO" SEU TRANCA RUA. Estamos no bairro Floresta em Belo Horizonte- M.G.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

OBI- O Orixá da Sorte. COMO É MAIS USADO O ORÁCULO DO OBI.

OBI- O Orixá da Sorte.
COMO É MAIS USADO O ORÁCULO DO OBI.
O Obi, depois de ekó, acaçá e água, é o elemento mais usado dentro dos rituais. Além de participar como elemento da própria oferenda, a “ele” cabe a responsabilidade de indicar o resultado do ebó.
O Obi apresentado num ritual, além de servir de alimento à terra na própria oferenda, serve para dar continuidade à vida e equilíbrio à natureza, o que significa a união entre os seres humanos e os orixás. Normalmente, o Obi dos caminhos é usado para obter uma resposta simplificada do resultado – sim ou não como resposta dos orixás e ancestrais – através de uma simples abordagem diante de se ojubo ou “assentamento”.
POR QUE OBI É JOGADO NO CHÃO.
Obi era um rapaz forte e saudável, cujo trabalho era levar os recados dos homens aos orixás. Toda vez que alguém necessitasse fazer alguma oferenda, precisava falar no ouvido de obi suas orações, pedidos e desejos, para transmitir os recados e trazer a resposta dos orixás. Assim obi ficou famoso e passou a ser muito requisitado, pois com sua ajuda os problemas eram mais fáceis de serem solucionados, a resposta era imediata – e todos dependiam de obi.
Envaidecido, obi tornou-se orgulhoso e, cobrando altos preços pelos seus serviços, juntou muitas riquezas. Assim obi agia livremente, andava pelas ruas, sem falsa modéstia, dizendo o quanto as pessoas precisavam de seus favores.
Com o tempo, essas atitudes de obi passaram a incomodar Exú. Sendo Exú, aquele que transita entre o céu, ao tomar conhecimento, entristecido, foi pessoalmente à casa de Obi para ouvir seus argumentos. Obi sem saber quem batia à porta, ao abri-la assustou-se tanto que caiu de costa estático; nisso, Olodumare disse: " por causa da sua vaidade e orgulho, Obi vim do céu à sua casa com muita tristeza e descontentamento”. E, para reparar seus erros, a partir de agora nunca mais falará de pé, sempre que alguém precisar do seu trabalho é no chão que deverá ser invocado, este será o seu castigo todo o sempre”.
Por instituto òrúnmìlà Ifa
—————————
Aprendendo mais :
OBI- O Orixá da Sorte.
Conhecido como Noz de Cola, o Obi é um elemento de grande importância para o culto dos orixás, por ser um alimento básico e o símbolo das orações no Orún, seu consumo deve ser precedido de orações.
Obi = Noz de cola. Uma definição que não determina seus vários significados. O Obi ao qual nos referimos é o originário da Africa que é a Noz do caminho = odus, algo equivalente à noz do destino. Uma semente pequena e que faz parte de todos os rituais promovidos na vida de um ser humano, inclusive o isinku – ritual fúnebre. O Obi é um oráculo complexo e completo, destinado à ritualidade e não à espiritualidade. Ele, em si, implica em espiritualidade ao come-lo. Dentro do Ifá, o obi representa os quatro pontos cardeais da terra e que tem o poder de gerar o espaço em qualquer circunstância.
Assim jogar o Obi é como se o individuo estivesse fazendo um exercício corporal, jogando-se ao chão aleatoriamente para, a partir daí, extrair a mensagem de Ifá e determinar como “ele” mesmo encontra dentro de seu próprio espaço ou ambiente sagrado para poder descobrir qual resultado do ritual promovido.
É preciso que leve em consideração os odus de Ifá, que estão contidos dentro desse jogo e, para encontra-los, as pessoas especializadas o jogam dentro de uma ritualidade específica. Somente aqueles que possuem conhecimentos sobre os odus de Ifá conseguem ter uma visão ampla do resultado alcançado.
O Obi mais comum de ser encontrado é o de quatro partes, embora a consulta possa ser feita com obi de duas, três, seis ou com dois obis de quatro partes. Quando o Obi é de cinco partes, a quinta é considerada infértil. O que significa que essa parte do obi deve ser mascada e soprada sobre o “assentamento do Orixá” antes de dar continuidade ao ritual de oferecimento do Obi, podendo ser oferecido para Exú ou Iyami.
O oraculo obi também conta com o tempo e o espaço, alcança a consciência de oludumare e esclarece sobre os elementos utilizados no ritual, sendo impossível fazer um ritual de obi se o individuo que o consulta não sabe o significado dos elementos como efun, osun e iyerosun, animais e plantas, e mesmo o significado do obi, em si, que aparece como testemunho dos infortúnios da vida, cabendo a “ele” a responsabilidade de resolver essas questões a favor dos menos afortunados, desde que despertado seu axé adequadamente.
As orações são modos íntimos de comunicação e os oráculos, dentre eles, o do Obi, são usados para estabelecer diálogos entre os devotos e as divindades, os orixás. Se o homem abrir os braços e as pernas, se encontrará dentro de quatro; as pernas aparecem como a força da estrutura terrestre mantida pela força gravitacional, os braços como elementos que indicam espaço gerado em torno do ritual e a sua orì, cabeça, dividida em quatro, faz referência às quatro partes que compõem o obi. O quinto elemento extraído do Obi, que é o embrião ou bulbo, representa seu sacrifício, sem o qual não poderá ser aceito, assim como a quinta parte, oke-orì, alto da cabeça, estabelece vínculo e a extração da consciência de Oludumare – Orunmila.
Por : instituto òrúnmìlà Ifá

Nenhum comentário: