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sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

TERMOS E NOMES NO RITO

Conforme dissemos, o candomblé no Brasil tem origem africana, sendo assim, utiliza termos e nomes cuja tradição, mantém em uso corrente no culto.

A seguir, citamos alguns termos e nomes de uso freqüente:

ATABAQUES:

RUM: É o maior deles, pertence ao Orixá dono do ILÊ.

RUMPI: Menor que o Rum, seria o de tamanho médio.

LÊ: É o menor entre os três.

ILÛ: Pequeno atabaque usado na nação IJEXÁ.

AKIDAVÍ ( AGHIDAVÍ): É o nome dado às varas com que se toca os atabaques.

AXÉ: Princípio e poder de realização. Força que dá o movimento, sem ele tudo estaria paralisado. É a fonte que torna possível a renovação da vida. Pode ser transmitido através de comidas e bebidas ou pelo contato, já que pode ser transmitido a objetos e seres humanos.

Para que o Agbé possa atender à sua função de vê ter AXÉ. Para isso o “plantamos”, ou seja, fazemos símbolos que representam pontos de culto do axé. Uma vez plantado, se fortifica combinando todas as formas nele existentes:

(a) O Axé de cada Orixá, obtido através de oferendas, bori e iniciação.

(b) O Axé de cada membro do terreiro (Egbé), somado com os de seu Orixá, através de um elo de ligação entre o filho-de-santo e o Orixá (Cuidado com os assentamentos e zelo pelas coisas do Orixá, além de respeito pelos irmãos e Babalorixá.

(c) O Axé dos antepassados do Egbé, seus ilustres mortos, cujo poder é acumulado e mantido ritualmente nos assentamentos do ILÊ-IBÓ OKU.

EWÓ: São cuidados com oque o filho-de-santo come e faz, afim de não agredir ao Orixá (é o mesmo que quizila). Quem desobedece pode ter as mais variadas reações, tais como: enjôos, problemas materiais, espirituais, etc…

ADÔXU: Nome dado às pessoas iniciadas no culto aos Orixás (Oxú). Pequeno cone feito de ervas e outros axés, colocados no alto do Ori do Iaô.

ATAKÂN: Pano que envolve o peito da filha-de-santo quando está incorporada pelo Orixá.

AGOGÔ: instrumento de ferro com dois sinos, badalo, superpostos, um menor que o outro, donde se tira som batendo-se com um pedaço de ferro.

ADJÁ: Sinos de metal, usados pelos zeladores para chamar os orixás.

ABIÃ: São filhos ou filhas-de-santo que ainda não se iniciaram, ou seja, não nasceram.

AJUNTÓ ou JUNTÓ: É o segundo Orixá que comanda a pessoa junto com o seu Orixá assentado no Ori no dia de sua feitura.

ABASSÁ: Salão onde se realizam as cerimônias públicas do candomblé.



AYÊ: Terra (planeta).



ORUN: Além do céu.



ILÊ: Terra (chão).



ILÉ: Pombo.

FONTE: http://povodosanto.wordpress.com

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