VENHA JOGAR BUZIOS

VENHA JOGAR BUZIOS
CONSULTE COM "O CATIÇO" SEU TRANCA RUA. Estamos no bairro Floresta em Belo Horizonte- M.G.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

GRUPOS DE PANELINHAS NAS CASAS DE SANTO

PANELINHAS DO TERREIRO
Por Fabiana Carvalho(Adaptação):

Quais são as verdadeiras intenções de filhos de um terreiro em relação a criar grupos de seus pares ou melhor , com aqueles que têm similaridade com os formadores de panelinhas dentro de um barracão ?
Será verdade que um Ilê dá privilégios para alguns filhos , e aos outros filhos, "somente existem " para custear os gastos de uma casa de santo e manter a zeladora(o)?

Afinal , qual é a função em ter filhos numa casa de orixás ?
É seguir uma religião ?
É bancar gastos do Ilê e ou a  vida do Babalorixa e ou Iyalorixa ?
Como igualizar essas contas sem que pese para alguns?

Boa Leitura.

(Texto originalmente publicado na página do Jornal de Umbanda Sagrada)

     Quando um médium entra no corpo mediúnico de uma casa, normalmente chega cheio de empolgação, grandes expectativas e uma vontade gigante de desenvolver suas mediunidades, incorporar seus Guias e se aproximar dos Orixás e de Deus.

     Ele espera a semana inteira o dia do primeiro xire na Casa, ansioso por aquele momento tão especial da sua vida. Chega ao terreiro animadíssimo e prestativo, querendo ajudar a todos. Procura entrosar-se com o grupo, puxa assunto, conta de sua vida, suas experiências anteriores (boas e ruins) na Umbanda e ou candomblé  e do quanto está feliz de participar do Templo.
Em pouco tempo, já encontrou irmãos com afinidades e se encaixou numa das “panelas” do Terreiro.

     Tem “panela” de dois, de três, de poucos ou muitos irmãos, que passam a relacionar-se com mais frequência que somente encontros religiosos semanais – ligam para saber a linha de trabalho da próxima gira, um dá carona para o outro e aproveita para tomar um café, depois da gira vão comer uma pizza, fazem juntos oferendas e rituais na natureza, um vai na casa do outro ajudar na limpeza do barracão , etc. Tudo girando em torno da afinidade inicial de todos.

     Mas a linha que separa os interesses gerais afrodescentes para assuntos particulares dos irmãos do Terreiro é muito fina e sutil. E as conversas passam facilmente dos procedimentos  para os comportamentos errados dos outros irmãos – aqueles que não estão na “panela”. Pronto! Isso já é maledicência e fofoca, que normalmente vem acompanhada de inveja, ciúme, vaidade, orgulho e maldade... E começam as famosas demandas entre irmãos de um mesmo Terreiro!

     E a motivação inicial que levou aquele médium ao Templo – desenvolver sua mediunidade  e a aprender a Cultuar a Ancestralidade para ter um contato maior com Deus e sua espiritualidade – ficou esquecida ou perdida na pequenez do ego humano.

     O médium deveria limitar-se a olhar para a frente (Sacerdote) e para o Alto (Altar); porém ele insiste em olhar para os lados e enxergar as falhas dos irmãos, apontando com seu dedo humano o espelho dos próprios defeitos que vê no outro... e atira a primeira pedra.

     Todos se esquecem de que pisar  num solo sagrado não significa que ninguém se santificou, vestir o branco por fora não reflete necessariamente essa cor em seu interior, simplesmente ser um YAWO  de Orixá , não garante incorporar seus valores, ser médium especial e muito menos , se passar pela divindade que carrega em seu ORI;  não dá acesso direto ao clube fechado dos “ascensionados na carne”!

     É sabido   que não são  os Orixás que precisam de seus filhos humanos e sim , o contrário. Mas muitos se intitulam como se fossem o próprio Orixá que nasceu em seu ORI.

     Ser candomblecista é ter consciência de que, onde há ser humano, há falhas – assim é no seu trabalho, com seus amigos, no seu casamento, na sua família. Antes de apontar os erros alheios, enumere e conserte os seus. Antes de cobrar a melhora e a mudança do outro, faça a sua reforma íntima.

     Quem é você para olhar para o lado e acusar um irmão de ser tão humano e falho quanto você? Qual o motivo que leva vc em se achar "melhor" do que seu irmao somente pq tem um cargo no barracão?
As pessoas recebem mais atributos e responsabilidades, porem , aos olhos divinos ninguém está acima de ninguém e sim , foram lhe dado tarefas de maior envergadura e muitos se perdem na arrogância e na falta de humildade.

Infelizmente , as pessoas entram nos Ilês por motivos errôneos.
Ao invés de celebrar e cultuar a Ancestralidade , muitos entram , para serem estrelas , como se lá fosse um teatro e ou   um picadeiro de  circo.
Candomblé não é isso!
Não se vive do Orixá e sim para Eles.
Como se cobra atitudes e ações dos neófitos se muitos daqueles que lideram e ou seus  pares , não dão o devido exemplo ?
A panelinha só demonstra o quando o ser humano ainda não está preparado para realmente processar o culto aos orixás.
Ao invés de ensinar os fundamentos, rezas , efos, orikis a seus descendentes, ficam perdendo tempo com fofocas e conversa fiada.

   O que fica de "consolo" são algumas casas tradicionais e até mesmo "novas" que buscam interagir mais entre seus integrantes. E não delegar responsabilidades sem preparar o filho ou a filha. E procuram explicar que não se deve distinguir ninguém por raça, classe econômica e muito menos , questões pessoais e de afinidade.

Ire o

Nenhum comentário: