VENHA JOGAR BUZIOS

VENHA JOGAR BUZIOS
CONSULTE COM "O CATIÇO" SEU TRANCA RUA. Estamos no bairro Floresta em Belo Horizonte- M.G.

sábado, 12 de novembro de 2016

culto de ifá

"Ifa diz:
A crítica negativa, só leva a insatisfação. Para evitar fofocas é aconselhável desconsiderar os comentários externos e raivosos." (OgbeBara)

No odu Ogbe Obara nasceu um dos valores fundamentais que permite os seres humanos interagem e vivem juntos: o respeito e o reconhecimento são as considerações que alguém tem um valor em si e definir como reciprocidade, respeito e reconhecimento mútuo, quando referindo-se a questões morais e éticas.

O respeito assim como honestidade e responsabilidade são valores fundamentais para permitir relações de convivência e comunicação eficaz entre as pessoas como elas são, um pré-requisito para o surgimento de confiança nas comunidades sociais.

O respeito é visto como a essência fundamental da tradição iorubá, transferindo-se em todos os aspectos, se na auto-estima, com os idosos, com as crianças, no trabalho, com as mulheres, colegas e até mesmo a própria vida. Para um ser humano poder ter uma existência pacífica e próspera deve ter o respeito como "um dos seus valores fundamentais."

Ciente de nosso comportamento e ser claro com nós mesmos é a chave para o sucesso. Estamos constantemente a reclamar, atraindo miséria e rejeição, criando ao ambiente os desconfortos, que são na sequência a falta de iniciativa que a pessoa tem para mudar sua situação. Quando você reclama e critica, leva ao atraso e à insatisfação, sendo as atitudes negativas criadas, afastando-se para as pessoas próximas.

Por isso que fá aconselha excluir todos os comentários que não têm propósito positivo, mesmo quando os outros tentam nos provocar. Temos que manter o Iwa Pelé (bom caráter) e uma boa atitude em todos os momentos.

Aceitação é importante no meio que vivemos.
E aconselha o indivíduo a ser feliz com suas conquistas, e que a inveja e a ganância é muito marcado neste Odu. Essa atitude negativa "de/para", só vai incorrer em dívidas que não serão capazes de pagar.

Orunmila disse que Ogbebara dá muita atenção aos assuntos dos outros, e por querer tanto ajudar acaba sendo abusado, ofendido e mal interpretado.

"Somos uma civilização de mimados que não é capaz de escutar nenhuma crítica sem achar que é uma questão de ofensa pessoal.
Quando a gente descobre que o sol não tá nem aí, que as estrelas não brilham só pra nós e que o mar não existe para que a gente nade nele, nasce uma sensação de desespero que chamamos de ressentimento.
Ressentimento é você achar que todos deveriam te amar mais do que amam, que todo mundo deveria reconhecer em você grandes valores que você não tem.
Quando não há respeito, você não pode falar nada que todo mundo se ofende.(Namur Gopalla)

É sempre mais valioso ter o respeito à admiração do povo"
(Jean Jacques Rousseau)

"Que não importe o tempo que passe
Nem o caminho que trilhes
Nem as pessoas que cruzarão tua estrada.
Que tua essência não se abale.
Que tua alma permaneça em paz
E teus valores se mantenham firmes".

"O respeito é um dos alicerces sobre o qual repousa a ética e a moral em qualquer campo e em qualquer momento."

Ifa-Orunmila é mais que uma filosofia de vida, é um realinho com seu destino.

Pratique o com respeito!

Ifa gbe wa ooo

Iyanifa Fademilade Ajobi Agboola

Nenhum comentário: