VENHA JOGAR BUZIOS

VENHA JOGAR BUZIOS
CONSULTE COM "O CATIÇO" SEU TRANCA RUA. Estamos no bairro Floresta em Belo Horizonte- M.G.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Babalorixá Pérsio de Xangô

Nota de Falecimento

Faleceu no último dia 14 de dezembro, uma das maiores referências da história do Candomblé de São Paulo: o Babalorixá Pérsio de Xangô, do Ilé Alákétu Asè Airá, localizado no bairro Batistini, São Bernardo do Campo (SP).

Tatá Pérsio de Xangô, faleceu em 14 de Dezembro de 2010 devido a problemas de diabetes.

O Velório aconteceu no próprio Axé (à Rua Antonio Batistini, 226 – Batistini - São Bernardo do Campo) e o enterro ocorreu hoje ,(15) de dezembro.

Cemitério Baeta Neves:

R. Giacinto Tognato, 1793 - Vila Baeta Neves –

São Bernardo do Campo – SP

Tel: (11) 4125-5823.

EM TEMPO:

O Tata Pérsio de Xangô, um dos mais importantes babalorixá do Candomblé de S. Paulo, do Ilé Alákétu Asè Airá, localizado no bairro Batistini, em S. Bernardo do Campo, na região do Grande ABC. Pai Pérsio tinha problemas com a diabete que lhe debilitou a saúde e provocou sua morte.

Dele, o professor e estudioso do Candomblé, Reginaldo Prandi, escreveu:”Pérsio de Xangô, que já morava em São Paulo com casa de umbanda, voltou à Bahia em 1968, onde se iniciou com Nezinho de Muritiba, sendo sua dofona de barco Tia Nilzete, filha carnal de Simpliciana, ialorixá do Axé de Oxumarê, em Salvador. Em 1971, Pérsio iniciou Tonhão de Ogum, de quem mãe Rosinha foi a mãe-pequena. Seu Nezinho da Muritiba era o chefe do terreiro do Portão de Muritiba, no Recôncavo, onde Mãe Rosinha de Xangô era mãe-pequena.”

Depois da morte de Nezinho de Muritiba, Tata Pérsio deu obrigação de 7 anos com Mãe Menininha, Ialorixá do Terreiro do Gantois, em Salvador, a que esteve filiado até sua morte.
Lamentamos informar o passamento de nosso querido Pai Pérsio de Xângo.



Fontes:jornal gaxetá e Povo do santo.
Foto.Site de Busca.

Nenhum comentário: