O que é ITELODU?
É a consagração do Awo, é o reconhecimento do caminho sacerdotal dele. A grosso modo Itelodu quer dizer pisar na terra de odu, numa adequação mais simbólica quer dizer: vê Iya mi Odu - Oduolugboje.
É o momento mais importante do caminho sacerdotal dado por Ifá a um awo (homem, haja vista tal rito ser exclusivo aos homens) - porque é o momento onde seu caminho, seu destino é reconhecido e acolhido por Iya Odu.
Confirmado tal caminho o Awo pode dá sequência de forma mais efetiva, publica etc., da sua missão enquanto Babalawo. É o momento onde ele vai se apegar mais ao seu Oluwo, ao seu Ojugbona, aos seus mais velho para aprender tudo acerca do Culfo a Ifá.
É um passo de muita responsabilidade, porque a partir desse momento seu compromisso não é mais solitário, ele passa a ter um compromisso coletivo, consigo, com o cosmo, com sua família carnal e espiritual e com todos aqueles que o cerca.
A partir desse passo dado o Awo necessita de uma conexão com Ifá muito profunda, uma vida regrada, atenta e de dedicação exclusiva a Baba Ifá - Orunmila.
É o momento de mergulho no mais profundo de si mesmo, é uma chave de conexão profunda com todo seu destino e sua destinação. É uma topada com sua essência e com o lugar que você tem na sua vida pra você mesmo e para os outros.
A partir desse momento o Awo já não pode pensar mas somente em si, ele pensa em si numa conexão com o universo e com todos a sua volta.
Ele passa a ser responsável e participante de todo o movimento energético vivo no cosmo. Sua ligação com essas energias através de Ifá passa ser coletiva, exclusiva e rápida.
Ki Ifá gbee wa oo
Por : Ifáyomí Adèlonán
Nenhum comentário:
Postar um comentário